Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 05/12/10: Natal
25 de dezembro, árvore de Natal, presépio, Papai Noel com sua roupa vermelha e branca...
Conheça um pouco sobre quando e onde surgiram estes símbolos do Natal
Por: Lou Segatte
Designer de biojóias e colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas
Natal! E todos nós somos envolvidos por essa emoção coletiva, cheia de símbolos sobre os quais, na maioria das vezes, não sabemos como surgiram ou porque são tão utilizados nesta época do ano. Veja, abaixo, porque São Nicolau virou Papai Noel e de onde surgiu a ideia da árvore de Natal.

A origem do Natal

O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, era comemorado em datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.

Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos (Belchior, Baltasar e Gaspar, e que não seriam reis nem necessariamente três, mas, talvez, sacerdotes ou conselheiros, e como não se sabe ao certo quantos eram, diz-se três pela quantidade dos presentes oferecidos) chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

A Árvore de Natal

foto colunasEm quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O Presépio

foto colunasO presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino.

Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel

foto colunasEstudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

foto colunasAté o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast, foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Feliz Natal a todos vocês que visitaram as minhas colunas em 2010 e que, no ano que entra, todos os seus desejos se realizem!

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Natal: história, símbolos e tradições

http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
Wikipédia, a enciclopédia livre
Papai Noel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Cinema e Curiosidades > Curiosidades: Natal
Papai Noel existe e mora na Finlândia
Como surgiu essa figura que atualmente chamamos de Papai Noel?
Mural do Papai Noel do Portal
Confira o Mural do Papai Noel do Portal e envie sua lista de pedidos para o Natal
http://papainoeldoportal.blogspot.com/

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia