Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Coluna da Semana: Crônicas
“Quais cores essa vida tem?”
Parte 2 de 3
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, 21 anos, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasom uma vontade imensa de conhecer a praia e o horizonte, que ele diz que não tem fim e que muda de cor quando você olha fixamente, Vicente pinta o Rio de Janeiro. Pinta são Paulo. Pinta o aeroporto nunca visitado. Pinta a cachoeira, que ele recorda quando criança lá pelos lados de Guaimbê. Pinta lugares nunca vistos. Mundo a fora. Com poucos pincéis, tintas e telas doados pela entidade, Vicente vai do Oiapoque ao Xuí com seus quadros. E desperta sentimentos ternos e verdadeiros. Nenhum sentimento inferior. Nada de pena ou dó. Vicente sempre recebe a todos com um sorriso de boas vindas. E fica feliz por estar se tornando uma “estrela”.

Vicente vê alguns lugares conhecidos, como o caminho que ele faz uma vez por semana ao passar pelas cidades vizinhas para fazer o tratamento da hanseníase. Vê pontes, fazendas, rios, mas nunca a doença que carrega há anos. Aproveita o passeio, que assim chama, para buscar inspiração. Encara a vida urbana retratando a correria do dia a dia. Diferente da sua vida. Muito verde, mas menos do que ele gostaria. Muitos amigos. No total são 44 e uma coragem sem tamanho de conhecer a vida lá fora. Quais seriam as cores que essa vida tem? O que Vicente enxergaria?

Em maio de 2010, Vicente ganhou pouco mais de 15 minutos de fama. Sua primeira exposição foi feita na cidade com 36 telas, que foram vendidas ao público. Vicente conta que gostaria de ter seu próprio ateliê no centro da cidade, mas também gostaria de continuar pintando no Lar, pois ali traz paz e felicidade para a alma. Acredita que em breve entrará para um curso de pintura. Vicente agradece pelas ajudas recebidas. Emociona-se e sorri.

Paixão pela vida. Paixão pelas cores. Vicente revela a saudade que sente da mãe e da família. Diz que gostaria de ter entregue o quadro feito para ela. Mas a chuva o borrou em uma tarde cinzenta. Mas ele não entristece. Sabe que fez tudo o que poderia ter feito ao lado dela. E crê que lá de cima, ela o abençoa e o ajuda a acreditar na vida.

Clique aqui para ler a continuação do texto (parte 3 de 3)
Clique aqui para voltar à parte 1

‘Vivendo’ (90 pag., Ed. Raízes) foi escrito como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Jornalismo, na Universidade de Marília (SP).
Fotos: Caroline Mussato / Portal Terceira Idade / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
‘Pense Jovem’, livro de Drake e Middleton
Neste livro você aprenderá que a idade de uma pessoa não depende exclusivamente do número de anos vividos e como se manter sempre jovem
http://www.pensejovem.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Arte e Cultura > Reflexão
Idoso ou velho? Eis a questão
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida; é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada...

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design