Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Alimentos Curativos
Os poderes do alho
Conheça as propriedades curativas deste tempero tão antigo
Por: Ivonete Pacheco da Silva
Consultora de Qualidade em Alimentação
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasizem que o Conde Drácula e seus colegas vampiros tinham medo de três coisas: o sol, a cruz e o alho. A crendice popular também acredita nos poderes do alho para afastar feitiçarias e entidades fantásticas como lobisomens, mulas-sem-cabeça, sacis, etc. O cheiro que esta planta tem é tão forte que a torna capaz de neutralizar o cheiro de carne deteriorada.

Os antigos já tinham percebido essa força extra no “Allium Sativum” (como é conhecido cientificamente) contra doenças e males, mas foi só em 1944 que o cientista C. V. Cavalito detectou a energia que vem da substância, a qual ele chamou de “allicim”. Este elemento tem propriedade antibiótica contra bacilos e germes que causam tuberculose, difteria, disenteria e gonorréia. O alho é um tempero para carnes, pois modifica suas estruturas, deixando-as mais fáceis de serem digeridas.

No alho se encontram vitaminas como a vitamina B1, vitamina C, vitamina B2 e a vitamina A. O alho quando consumido cru, em conserva, frito ou assado é uma grande fonte de vigor. Em doses pequenas e regulares o alho estimula as paredes do estômago e do intestino provocando a secreção de enzimas digestivas, aliviando indisposições, abrindo o apetite, estimulando a digestão, melhorando a circulação do sangue e do fígado e resolvendo problemas de constipação.

Alguns autores recomendam a ingestão do alho de preferência cozido ou misturado com ovos ou leite. Outros dizem que só produzirá efeitos curativos se ingerido cru.

Uma receita muito boa para combater a formação inicial de bactérias que se acumulam nas vias nasais e na garganta das pessoas gripadas, e que também pode ser usada como preventivo, porque é um maravilhoso desinfetante dos pulmões, é a seguinte: fazer um suco de alho quente ou sopa com alho e gengibre na proporção de 9 gramas para um copo de água fervente.

Externamente também se faz a alhoterapia. Casos sérios de hemorróidas ou fístulas anais dispensam operação se for aplicado suco de alho embebido em algodão na região anal – após ter sido lavada com água morna – de 3 a 5 vezes por dia. Ele pode ser usado também em pequenos cortes.

Como vemos, o nosso velho e conhecido alho tem muitas utilidades e, muitas vezes, nos esquecemos de usá-lo para aliviar muitos males, preferindo alternativas mais caras e deixando de lado um tratamento mais natural.

Na próxima coluna, escreverei sobre os poderes da cebola. Aguarde.

Fotomontagem: Ilustração/ foto divulgação
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Alimentos Curativos
Os poderes da cebola
Você sabia que a cebola funciona como antioxidante e possui propriedades curativas?
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores
Radicais livres
Como usar a alimentação para combater estes causadores do envelhecimento

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design