Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 05/10/10: Saúde/Acupuntura
Acupuntura alivia os sintomas de depressão durante a gravidez
Muitas mulheres já recorrem à terapia para aumentar as chances de engravidar, como as celebridades Jennifer Aniston e Celine Dion, que ficou grávida logo após se submeter às sessões
Por: Dr. Márcio de Luna
Fisioterapeuta, acupunturista, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador geral do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunase ainda havia dúvidas de que a acupuntura funciona, elas estão se dissipando dia após dia com os estudos recentes que comprovam a eficácia deste método milenar chinês. Da depressão, passando pelos fogachos da menopausa, ao auxílio para engravidar, é grande a lista de problemas que podem ser tratados e prevenidos.

Há mais de cinco mil anos, três mil destes com registros escritos e mais de dois mil com achados arqueológicos, os chineses utilizam a terapia como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais conhecidos como “meridianos chineses de energia”, que percorrem todo o corpo.

O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas metálicas em pontos predeterminados da superfície cutânea, chamados de pontos da acupuntura. A estimulação desses pontos permite o aumento ou a diminuição do fluxo de energia que circula ao longo desse meridiano.

Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e profissionais de saúde adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia, a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os profissionais de saúde, antes receosos, hoje indicam a acupuntura como complemento ao tratamento de diversas doenças.

A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da acupuntura. Um desses resultados foi um estudo recente, apresentado na Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia, em que pesquisadores descobriram que a terapia oriental é tão eficaz quanto o antidepressivo Venlafaxina no tratamento dos fogachos da menopausa, com a vantagem de não causar efeitos colaterais (veja matéria anterior, em ´saiba mais´, abaixo).

Outro estudo, realizado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, provou através de experimento com camundongos que a acupuntura estimula a liberação de adenosina, uma molécula responsável por aliviar dores locais e seu desconforto.

E as novidades não param por aí. Outra descoberta importante é que a técnica alivia os sintomas de depressão durante a gravidez, de acordo com um experimento conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, publicado na revista Obstetrics & Gynecology.

Por falar em gravidez, muitas mulheres já recorrem à terapia para aumentar as chances de engravidar, como foram os casos da atriz americana Jennifer Aniston e da cantora canadense Celine Dion (nas fotos acima), que ficou grávida logo após se submeter às sessões.

O sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional bem treinado e que esteja apto a praticar a acupuntura, geralmente associado a uma instituição de referência.

Fotos/ilustrações: divulgação
Serviço
Mais informações sobre a acupuntura podem ser encontradas no site do
Dr. Márcio de Luna

Site: www.luna.med.br
Consultório:
Rua Nossa Senhora de Copacabana, 794, sala 303. Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 2257-3065
Mais sobre o assunto, na internet
Globo.com > G1 > Ciência e Saúde > Gravidez
Acupuntura específica alivia depressão durante a gravidez, diz estudo

Pesquisa foi realizada por grupo da Universidade Stanford. Até 25% das mulheres enfrentam o problema na gestação
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1522116-5603,00-ACUPUNTURA+ESPECIFICA+ALIVIA+DEPRESSAO+DURANTE+A+
GRAVIDEZ+DIZ+ESTUDO.html
UOL > Folha Online > Equilíbrio e Saúde
Oferta de acupuntura no SUS cresce 122% em 1 ano

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u672723.shtml
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Acupuntura
Acupuntura reduz ondas de calor provocadas pela menopausa
Pesquisa revela que a acupuntura é tão eficaz quanto o uso de medicamentos no controle dos sintomas da menopausa, além de não causar efeitos colaterais indesejados
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Fisioterapia
Ergonomia domiciliar aplicada à Terceira Idade
O local onde moramos pode parecer inofensivo a primeira vista, mas esconde surpresas e armadilhas que passam despercebidos frente a olhos destreinados

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia