Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Espaço da Audição...
Saúde > Audição
A importância de ouvir bem

Mitos e verdades

Mitos e verdades sobre perda auditiva
Preciso falar mais alto com uma pessoa com perda auditiva? Muitos acham que sim, alguns acham que não...
Ariane Bonucci
Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia Clínica e Educacional, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo e Sócia Diretora do Espaço da Audição (CRFa. 2-13.816)
Fale com a Ariane BonucciFale com o colunista
Fale com a Ariane Bonucci
Confira alguns mitos e verdades sobre perda auditiva

Confira alguns mitos e verdades sobre perda auditiva

reciso falar mais alto com uma pessoa com perda auditiva? Muitos acham que sim, alguns acham que não... Confira 9 mitos e verdades sobre problemas auditivos:


Ouvir música alta demais pode causar perda auditiva

VERDADE: Qualquer exposição prolongada a som muito forte (acima de 85dB) pode danificar as células do ouvido, inclusive alguns eletrodomésticos, como o secador de cabelo, possuem um ruído acima de 85dB. Esses danos são irreversíveis, causando uma perda auditiva permanente. Atualmente, exposição ao ruído, principalmente uso de fone de ouvido incorreto, é a principal causa de perda auditiva. Recomenda-se o uso de protetores auriculares quando for ficar exposto a algum desses ruídos.

Minha perda auditiva não tem solução!

MITO: Existem várias causas e tratamentos para perda auditiva. Quando a lesão no ouvido é permanente, o uso do aparelho auditivo resgata a audição para o paciente e permite que o cérebro não fique em privação sensorial e “enfraqueça”.

Infecções no ouvido podem causar perda auditiva

VERDADE: Infecções, como otite, podem causar perda auditiva. Quando elas são tratadas rápido e adequadamente, o tratamento é simples e a audição é recuperada. Porém, alguns casos, quando não tratados, podem causar uma perda auditiva permanente. Por isso, consulte periodicamente seu médico otorrinolaringologista.

Tenho perda auditiva, mas é melhor esperar o máximo de tempo possível antes de colocar um aparelho auditivo para o ouvido não ficar “preguiçoso”

MITO: Logo após o diagnóstico da perda auditiva e indicação dos aparelhos auditivos, é fundamental já buscar o tratamento o mais rápido possível. Além da deficiência auditiva interferir na interação com o mundo e com as pessoas, se não tratada, ela pode prejudicar a capacidade cognitiva, favorecendo doenças como a demência e problemas de memória. A demora para tratar a perda auditiva também dificulta o processo de reabilitação após a adaptação dos aparelhos auditivos, já que o cérebro “esquece” como é ouvir e fica com as funções de atenção e memória prejudicadas.

A perda auditiva pode causar depressão

VERDADE: A perda auditiva pode causar um distanciamento das pessoas pela dificuldade de compreensão de fala. Esse isolamento social quando prolongado pode evoluir para uma depressão e outros problemas emocionais. O tratamento com os aparelhos auditivos resgata a qualidade de vida e o convívio com as pessoas queridas.

Para conversar com uma pessoa com perda auditiva é preciso falar muito alto

MITO: Falar alto ou até mesmo gritar pode distorcer os sons e prejudicar ainda mais a compreensão da fala. Além disso, pessoas com perda auditiva tendem a ter sensibilidade a sons altos e sentirem desconforto. O correto é falar pausadamente, articulando bem as palavras, e de frente para a pessoa para que ela possa pegar todas as pistas visuais.

Pessoas com perda auditiva não conseguem falar no telefone

MITO: A tecnologia dos aparelhos auditivos está muito evoluída, possibilitando uma melhor compreensão de fala até mesmo no telefone. Além disso, os aparelhos auditivos possuem conectividade, via Bluetooth, com celulares e telefones, facilitando a conversa durante a ligação.

O zumbido no ouvido pode causar perda auditiva

MITO: O zumbido na verdade é um sintoma de perda de auditiva e não a sua causa. Em 90% dos casos de zumbido, já existe uma alteração auditiva responsável pelo aparecimento desse apito ou chiado nos ouvidos.

Alguns remédios podem prejudicar nossa audição

VERDADE: Alguns medicamentos são considerados drogas ototóxicas, ou seja, são aquelas capazes de lesar estruturas da orelha interna, impactando negativamente nas funções auditiva e do equilíbrio. Remédios antibióticos, para o câncer, hipertensão arterial, doenças neurológicas e mesmo alguns considerados mais inofensivos, como o AAS (Aspirina), podem causar zumbido e perda auditiva. Por isso, não devemos tomar medicamento sem orientação médica e sempre fazer o acompanhamento da nossa saúde auditiva.



Fotos/ilustrações: divulgação
Apoio Cultural
Espaço da Audição Espaço da Audição
 Seleção e adaptação de aparelhos auditivos, treinamento para desenvolvimento das habilidades auditivas, avaliação e terapia do processamento auditivo central
www.espacodaaudicao.com.br


Moema: (11) 2337-7908
Lapa: (11) 2389-5503
Chácara Sto. Antônio: (11) 2594-9700
WhatsAppWhatsApp: +55 11 94913-2214
Mais sobre o assunto na internet
Terra > Notícias > Surdez
Surdez e o isolamento social: qual é a relação?
A dificuldade para entender o que as pessoas falam, falta de compreensão e barreiras na comunicação afastam as pessoas do convívio diário e podem se tornar um problema ainda maior
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Saúde > Audição > Mitos e verdades
Mitos e verdades sobre o aparelho auditivo
A maioria dos mitos tem origem nos aparelhos auditivos do passado. Mesmo hoje em dia, abordar o tema ainda gera muita insegurança e preconceito
Saúde > Audição > Perda Auditiva e Alzheimer
O que a perda auditiva tem a ver com o Alzheimer? Tudo!
Pesquisas confirmam que a privação sensorial causada pela perda auditiva tem impacto no declínio das funções cerebrais

Apoio Cultural

Espaço da Audição
Espaço da Audição
Aparelhos auditivos
Agende sua avaliação auditiva

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design