Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Bem-estar...
Saúde e Equilíbrio > Bem-estar
Bem-estar em todas as idades

Coluna 20

Infecções urinárias e renais podem causar confusão mental, esquecimentos e alterações cognitivas
Os rins controlam os sais minerais dissolvidos no organismo e a hidratação dos órgãos e células. Quando uma dessas funções está prejudicada, o cérebro da pessoa idosa é o primeiro a se ressentir
Por: Dr. Márcio de Luna
Especialista em acupuntura há 29 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasara os chineses, nós viemos para o mundo com uma cota limitada de energia, semelhantemente a uma conta bancária rica que vai se empobrecendo ao longo da vida, conforme os custos que o nosso estilo de vida nos causa. E essa cota preciosa de energia limitada que trazemos desde o nascimento é armazenada, segundo a medicina chinesa, nos rins.

O rim, na medicina tradicional chinesa (MTC), está ligado à robustez da saúde como um todo e também é o condicionador biológico da longevidade.

Independente de encontrarmos ou não uma teoria correspondente na nossa medicina ocidental, temos de concordar que, após os 40 anos, perdemos 1% de glomérulos – a unidade filtrativa dos rins – ao ano, como resultado frequente de um envelhecimento considerado normal.

Isso resulta em uma função renal diminuída, aos 80 anos, em torno dos 40%. É muita coisa em termos absolutos! E com essa diminuição funcional total dos rins, eles se tornam muito mais vulneráveis a tudo, inclusive às emoções – stress, perdas, tristezas, medos, etc – e às infecções.

Emoções afetam os órgãos

Quanto às emoções que afetam cada órgão especificamente, a nossa medicina ocidental ainda é imprecisa, mas a MTC nos legou um conhecimento preciso, não só quanto às influências psicossomáticas, como das influências somatopsíquicas. Ou seja, a medicina chinesa já sabia, há mais de três mil anos atrás, quais emoções específicas afetam quais órgãos. E, também, quando um órgão está perturbado em seu funcionamento, qual atmosfera emocional e mental ele provoca.

No caso dos rins, a emoção que o afeta, segundo a MTC, é o medo. O medo é uma emoção que afeta a todas as pessoas, mas, hoje em dia, ele é uma constante no mundo atual e nas cidades grandes. Temos medo de tudo. Desde crianças, nossos pais nos alertam para “ter cuidado” com tudo, causando-nos, precoce e exageradamente, a expressão do medo em nossas vidas.

O medo está onipresente, hoje em dia, em nossas sociedades modernas. E com o envelhecimento, acabamos nos tornando mais temerosos por conta das limitações da própria idade. Isso vem ao encontro do que a MTC nos ensina em relação aos rins.

Portanto, como numa conta matemática simples de se fazer: 2 + 2 = 4, se os rins se enfraquecem pelo medo e pela idade, com rins enfraquecidos, eles – os rins – têm mais dificuldade de combater e evitar infecções. E por isso, além da baixa ingestão diária de líquidos, os idosos – especialmente as mulheres, por conta da uretra menor em tamanho e do entorno úmido – apresentam, frequentemente, infecções urinárias e renais, e algumas até se tornam crônicas e de difícil cura.

Consequências ao cérebro do idoso

Além disso, os rins são os órgãos responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico (controle dos sais minerais dissolvidos nos líquidos corporais) e pelo volume de líquidos no nosso organismo (hidratação dos órgãos e células). Quando uma dessas funções está prejudicada, o cérebro do idoso é o primeiro a se ressentir, causando confusões, esquecimentos e alterações cognitivas, às vezes, bizarras.

Com isso, não é difícil concluir que o idoso está muito vulnerável a infecções renais e urinárias frequentes, com consequentes distúrbios neuro-psiquiátricos, facilmente explicados, seja através de uma explicação ocidental, ou através da sabedoria milenar chinesa.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar > Saúde
Infecção urinária

O que é infecção urinária, causas, exames, sintomas, buscando ajuda, tratamento, expectativas, complicações possíveis, prevenção
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infeccao-urinaria
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Bem-estar > Anteriores > Infecção urinária (vídeo disponível)
Infecção urinária: por que ela acomete mais as mulheres do que os homens?
Em entrevista exclusiva ao Portal, o urologista Dr. Roberto Eid Maluf explica a doença e como se prevenir

Apoio Cultural

Tena - Produtos para incontinência
Tena
Produtos para incontinência

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design