Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Cursos e Atividades
Cursos e Atividades
Destaque
Viaje a vontade com o Clube da Melhor Idade
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunista
foto colunasassou dos 60 anos? Aposentadoria curta? Justamente quando você tem tempo, você acha que é tão difícil viajar? Então você ainda não ouviu falar do clube da Melhor Idade, ligado a Embratur e presente em várias cidades, incluindo São Paulo, atualmente com 500 clubes no país.

A carteira de associado é emitida pelos representantes da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) em cada Estado. É cobrada em média uma taxa de R$ 20,00 por ano para fazer parte do clube. Em seu Estado é só entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura.

Para os associados com mais de 60 anos, além de descontos em hospedagem e passagens aéreas, os clubes também oferecem passeios com roteiros variados e viagens.

Os clubes também oferecem aos associados descontos em farmácias, supermercados, institutos de beleza e outros estabelecimentos, além de acesso as agências da Embratur.

As viagens e passeios oferecidos pelos clubes, além de oferecer oportunidade de conhecer novos lugares, são uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e rever os antigos.

Mulheres entre 50 e 60 anos, principalmente viúvas, compõem o perfil dos principais viajantes que estão entrando para a terceira idade. Aposentados representam 40% dos associados.

De acordo com pesquisa da ABCMI, os idosos têm preferência por roteiros nacionais que incluam praias. Entre as cidades mais procuradas estão: Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro. São Paulo também é um roteiro procurado, assim como Goiás, Caldas Novas e o complexo de hotéis da Pousada do Rio Quente.

Dicas importantes para que sua viajem seja agradável:

Além do Clube Melhor idade, fique atento também as promoções que muitas agências de viagem vêm fazendo para atender o público com mais de 60 anos.

Por segurança, antes de viajar consulte seu médico. Durante as viajens, algumas atitudes são também importantes como: evitar comidas pesadas, tomar bastante água para não desidratar e evitar bebidas alcoólicas.
Saiba mais:
Em São Paulo, para obter informações, entre em contato com o Clube da Melhor Idade pelo telefone/fax (11) 3801-1497.
Alguns sites para você tirar suas dúvidas:
www.embratur.gov.br
www.elderhostel.org
www.hostel.org.br

Destaques

SESC SP
Programação do SESC SP
Conheça a agenda de workshops e cursos do SESC-SP

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia