Um homem de meia idade entrou em um bar e sentou-se.
Antes de fazer algum pedido notou que um grupo de jovens sentado ao seu lado, olhavam para ele e riam. Depois de algum tempo lembrou que trazia em sua lapela uma fitinha cor de rosa. E ele percebeu que era por este motivo que os jovens riam.
O homem não deu a menor importância, mas os risos já o estavam incomodando.
Olhou para um dos jovens diretamente nos olhos e apontando para a fitinha rosa perguntou: é isto?
Com este gesto todos os jovens riram abertamente. O jovem no qual o homem dirigiu o olhar disse: Desculpa amigo, mas nós estávamos comentando como você fica bonito com esta fitinha rosa no paletó azul.
Com toda calma, o homem fez um gesto para o gozador, convidando-o a se aproximar e sentar em sua mesa.
Mesmo sabendo que estava incomodando, aceitou e sentou-se à mesa com o homem.
Disse para o mais jovem: “Eu uso esta fitinha cor de rosa para chamar atenção das pessoas sobre o câncer de mama. E uso também em homenagem a minha mulher.” O jovem disse: “Sinto muito amigo, ela morreu de câncer de mama?”
O homem então falou: “Não, ela está muito bem de saúde, mas foram os seus seios que alimentaram minha filha de vinte e três anos.”
“Já sei, com certeza você vai dizer que usa a fitinha rosa para homenagear sua filha?”
“Também, mas infelizmente ela não está mais entre nós, faz um mês que ela morreu de câncer de mama e ela achava que era muito jovem para ter essa doença e nunca se preocupou em fazer o exame de prevenção.”.....
“Certo dia ela percebeu algo diferente em seus seios, mesmo sem dor ela foi fazer exame, e constatou que era câncer, mas o caso já estava adiantado e não teve como salvá-la da morte. Agora em memória de minha filha e de todas as mulheres que tiveram esse problema sério, uso esta fitinha rosa com muito orgulho, assim eu tenho a oportunidade de falar para as pessoas, o quanto é importante o exame de prevenção de câncer de mama.”