Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Carnaval - Saúde
Cuidado: DST não tem cara... e nem idade!
O Carnaval vem chegando e, com ele, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre elas, a AIDS. Estudo mostra que, atualmente, cerca 80% dos adultos entre 50 e 90 anos são sexualmente ativos, porém a maioria não se previne
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notícias

Segundo especialista, o homem mais velho tem mais dificuldade de aceitar o uso do preservativo, porque, em sua juventude, não se usava muito a camisinha

ão é novidade para ninguém que os idosos estão cada vez mais ativos. A ‘moçada’ da 3ª idade esbanja saúde e disposição, pratica esportes radicais, faz danças acrobáticas, joga videogame – e ainda tem se permitido aproveitar os prazeres da relação sexual.

Porém, a maioria não está atenta aos riscos que o sexo sem a devida proteção pode ocasionar. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) têm afetado a vida sexual dos idosos em grande escala, e o motivo é a ausência do uso de preservativo.

80% dos adultos entre 50 e 90 anos são sexualmente ativos

O número de casos de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) entre pessoas acima dos 50 anos dobrou na última década, uma vez que, atualmente, cerca 80% dos adultos entre 50 e 90 anos são sexualmente ativos. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de 4% a 5% da população acima de 65 anos são portadores do vírus HIV – um aumento de aproximadamente 103%.

“Os homens e mulheres nesta faixa etária estão fazendo sexo sem prevenção e se contaminando com o vírus da AIDS e outras DSTs. Os diagnósticos em pessoas com mais de 50 anos crescem no país a cada dia”, afirma o diretor do Instituto Paulista, cirurgião geral e vascular e andrologista, Dr. Carlos Augusto Araújo.

“Velho é o preconceito, o importante é se prevenir”

A nova geração de idosos tem recursos para prolongar a qualidade de vida. Isso acaba por aumentar também a sexualidade, pois medicamentos para disfunção erétil – via oral, injetáveis e próteses penianas – fazem grande sucesso. Se estão ativos para dançar, passear e estudar, também estão para namorar. O problema é que ninguém os imaginam ativos sexualmente.

“O homem mais velho tem mais dificuldade de aceitar o uso do preservativo, porque ele associa isso à sua juventude, quando não se usava muito a camisinha e as DSTs ainda não eram propagadas. Outro fator importante é que ainda existe o tabu de se falar sobre sexo na 3ª idade, seja pela família, por eles mesmos e até nos consultórios médicos”, acrescenta o especialista em saúde sexual masculina.

E, em decorrência da fragilidade do sistema imunológico das pessoas com mais de 60 anos, há uma dificuldade para detectar as Doenças Sexualmente Transmissíveis, pois os sintomas de muitas delas podem ser confundidos com os de outras infecções.

O Ministério da Saúde alertou para um aumento não apenas no número de pessoas a partir de 60 anos com HIV, como também um aumento no número de óbitos por AIDS nessa faixa etária, que dobrou em 12 anos. “Velho é o preconceito, o importante é se prevenir”, finaliza a andrologista.


Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: E-Mídia
Mais sobre o assunto na internet
Gazeta Online > Entretenimento > Vida
Uso da camisinha vai além da diversão no carnaval
Preservativo previne contra Aids, herpes e sífilis
Portal Educação > Psicologia > Sexualidade
Doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade
Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, cada vez mais este grupo torna-se vulneráveis a estas doença
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Sexualidade na Terceira Idade > Alerta
Cresce número de pessoas com AIDS com mais de 50 anos no Brasil
Homens e mulheres na terceira idade estão fazendo sexo sem prevenção e se contaminando com o vírus
Sexualidade na Terceira Idade > Sexo na 3ª idade
Vida sexual ativa na terceira idade
Falar sobre sexo na velhice ainda é um tabu para muitos, o que dificulta a busca de informação e a superação de obstáculos para ter uma vida sexual de qualidade nesta faixa etária
Notícias > Anteriores > Comportamento - Sexualidade na 3ª idade (vídeo disponível)
Sexo na 3ª idade tem contraindicação?
Para desmistificar os tabus sobre o assunto, a TV UOL entrevistou diversas pessoas nesta faixa etária, entre elas, Anísia Spezia, 68, colunista do Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Comportamento - Sexo na 3ª idade
Mulheres com mais de 70 têm “o melhor sexo de suas vidas”
Pesquisadora americana conclui que mulheres mais velhas são mais aventureiras e confiantes na sua sexualidade que as jovens

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design