Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Empresas Amigas da 3a Idade - Outras colunas

Turismo
Pacotes especiais
para a 3ª idade
CVC - sempreComVC
Viajar a passeio é um prazer. E por que não unir o útil ao agradável e aprender e adquirir conhecimento durante a viagem?
O que era, até pouco tempo atrás, uma forma de viagem utilizada mais pelos jovens – os conhecidos intercâmbios culturais – agora faz parte, também, do cardápio da moçada com mais de 60 anos
Hotéis
Comfort Suites
Comfort Suites Oscar Freire: charme e sofisticação numa das ruas mais glamurosas de São Paulo
Cortesia e simpatia, desde a recepção até as camareiras, tornam a sua estadia muito aconchegante
Hotéis
Mercure / Accor Hotels
Promoção “Diária Cultural Mercure”
A promoção faz parte do projeto “Mercure Mais Cultura”, que, desde 2000, apóia os mais aplaudidos projetos culturais do país
Pousadas
Pousada Bela Vista
Finlândia brasileira
Pousadas de
Penedo, no distrito de Itatiaia-RJ, oferecem pacotes especiais para terceira idade
Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Turismo - Cultura
Viagens internacionais propiciam educação e conhecimento de novas culturas
Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 45% na busca por programas internacionais pelo público da terceira idade
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasessa faixa etária, onde as pessoas estão se aposentando, possuem filhos independentes e já não precisam comprometer a receita com alguns gastos como compra de carro ou aquisição de imóvel, torna-se possível ousar e, por que não, programar uma viagem de intercâmbio sem comprometer o orçamento.

Cada vez mais, o público idoso está buscando agências de viagem para conquistar educação internacional e conhecer novas culturas, cenário este que vem crescendo nos últimos cinco anos.

De acordo com informações da grande imprensa, só no primeiro semestre de 2011, uma empresa com destaque no segmento e especializada em turismo jovem e intercâmbio notou um aumento de 45% na busca dessa faixa etária por programas internacionais.

Com algumas dicas e cuidados, sair do país de forma consciente e tranquila é mais simples do que parece. Confira:
  • Destino: Caso não tenha decidido para qual país vai viajar, pesquise e informe-se o máximo possível para não ter problemas depois, e nem surpresas desagradáveis. Atenção especial para o custo de vida dos locais escolhidos, pois isso influenciará muito em sua decisão.
     
  • Legislação: Verifique o quanto antes se o seu passaporte está dentro do prazo. Cheque também se o local escolhido exige visto para a entrada, algum tipo de seguro ou vacinas. É muito importante ter todas essas informações legais para a chegada ao país.
     
  • Idioma: Antes de sair do Brasil, procure investir em algum curso de idiomas, pelo menos na etapa básica, para que não se complique muito em situações do dia a dia. Existem algumas opções de cursos específicos com valores diferenciados para a terceira idade. Além disso, ter conhecimento da língua facilita a entrada no país e pode evitar que você seja enganado em atividades corriqueiras, como, por exemplo, durante as compras e refeições.
     
  • Pacote de viagem: Consulte agências de intercâmbio e pesquise bastante, além de comparar sempre as condições e os preços dos pacotes oferecidos, que devem incluir passagem aérea, curso, matrícula, assistência, etc.
     
  • Planejamento financeiro: Antes de tudo, é preciso colocar todos os seus gastos no papel, estabelecer as prioridades e definir quais são as condições financeiras que permitem a realização da viagem de intercâmbio. Definir metas em longo prazo ajuda a organizar melhor o orçamento. Lembre-se também de programar o pagamento das contas normais do mês durante o período de ausência.

    Analise bem os valores relacionados aos custos básicos com alimentação, produtos de conveniência, compras diversas, entre outros. Leve em conta seus gastos atuais antes da viagem, os gastos durante a viagem e os que você terá que realizar depois, para não ter surpresas quando você voltar.

Após pesquisar tudo direitinho, chegou a hora da parte prática: planejar o roteiro, organizar as contas, arrumar uma boa companhia (ou não) e aproveitar ao máximo essa viagem. Lembre-se de que o sucesso do intercâmbio também dependerá de seu esforço e dedicação pessoal. Boa viagem!

Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: Banco Intermedium

Mais sobre o assunto, na internet
UOL > A Tarde > Turismo
Intercâmbio cultural desperta interesse de adultos e idosos

Viagens associam estudo de um idioma com história da arte, por exemplo
http://atarde.uol.com.br/turismo/materias/1468984-intercambio-cultural...
Abril.com > Veja > Vídeos > Educação
Terceira idade também faz intercâmbio (reportagem em vídeo: 4 min)

Não são só os mais jovens que podem embarcar nessa aventura. Conheça a história de Dona Elvira: uma senhora de 79 anos que fez dois intercâmbios e inúmeras viagens
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/terceira-idade-tambem-faz...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Turismo
Terceira idade está viajando mais
No entanto, o desafio das cidades brasileiras é eliminar os obstáculos que surgem pelo caminho dos turistas desta faixa etária
Notícias > Anteriores > Turismo
Viaje pelo mundo sem sair de casa
O Google Street View permite “visitar”, de maneira divertida, milhares de ruas e museus em todo o mundo, como se você estivesse, ao vivo, em cada local

Apoio Cultural

Fran´s Café
Fran´s Café
Mais de 120 lojas servindo café desde 1992

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design